Como Funciona e como usar?

Da mesma forma que qualquer equipamento elétrico funciona em certos níveis de frequência, o mesmo ocorre com o nosso cérebro. Estas frequências são conhecidas como ondas cerebrais e são medidas em Hertz (Hz).

Quando estamos em estados elevados de ansiedade, a velocidade de nossas ondas cerebrais aumenta. Quando estamos relaxados a velocidade diminui. Esta é a chave para entender o que as Batidas Binaurais fazem.

 

Os fones de ouvido são necessários para que os Batimentos Binaurais sejam eficazes porque o cérebro cria a batida biauricular automaticamente ao ouvir dois sons separados (frequências) e diferentes.

 

Vamos entender:

 

Quando dois sons de uma frequência ligeiramente diferente são enviados para os ouvidos esquerdo e direito através de fones de ouvido, o cérebro responde combinando os dois sons para interpretar (efetivamente criar) um novo som. O cérebro cria esse som combinando a diferença de frequência entre os sons que está ouvindo simultaneamente através dos ouvidos esquerdo e direito. O som pulsante que o cérebro cria é conhecido como Batimento Binaural ou Batidas Biauriculares.

Por exemplo, se o seu ouvido direito recebe uma frequência sonora de 205HZ e o ouvido esquerdo recebe uma frequência de 200HZ, essas duas frequências se combinam no cérebro para criar a diferença matemática entre cada entrada auditiva, que é 5HZ. Então, em vez de ouvir duas frequências diferentes, uma a 205HZ e uma a 200HZ, o usuário ouvirá a interpretação do cérebro, que é uma batida rítmica de 5HZ.

Cada hemisfério do cérebro tem seu próprio centro de processamento de som para receber as entradas de sinal para cada ouvido. Após o processamento da frequência percebida, que neste caso é de 5 HZ, o cérebro começará a produzir ondas cerebrais na mesma taxa.

Este processo é conhecido como frequência após a resposta. Em outras palavras, o cérebro está sendo levado para o estado de frequência associado com o nível de Hertz que está ouvindo. Efetivamente estamos "forçando" o cérebro a manter uma Onda Cerebral que desejamos obter, para o tratamento que se propões ser feito.

Como Usar?

As nossas Músicas com Batidas Binaurais podem ser usadas praticamente em qualquer lugar a qualquer momento. Entretanto, para obter ótimos resultados, aconselha-se ouvir em um ambiente livre de distrações. Lembre-se também que, como o cérebro precisa receber os sinais de frequência esquerda e direita para ativar o processo de resposta em frequência, é necessário usar um par de fones de ouvido para obter o máximo da experiência desta audição.

 

A prática de ouvir nossas Músicas com Batidas Binaurais é muitas vezes referida como ?, e há uma boa razão para isso. Músicas para a meditação, com Batidas Binaurais são usadas por milhões de meditadores em todo o mundo para ganhar acesso mais rápido ao "estado meditativo". Muitas gravações guiadas de meditação fazem uso de batidas Binaurais teta, embaixo de uma voz audível ou mensagens subliminares para ajudar as pessoas a cair na meditação e a grande maioria das gravações de batidas Binaurais direcionam os estados theta ou alfa para incutir o cérebro para uma concentração profunda, relaxamento. Ao levar o cérebro nestas formas, é preferível auxiliar e aperfeiçoar o processo ouvindo batidas Binaurais em um ambiente propício para acalmar a mente.

Na figura ao lado observe todas as Ondas coloridas e de forma irregulares e após apenas 15 minutos da audição de nossas Músicas uma reorganização natural das ondas Cerebrais e um total relaxamento.

As 5 Ondas Cerebrais

Quando o cérebro está em um estado consciente, ele trabalha entre 20 ~ 200 Hz. Dentro dessa faixa de frequência, existem cinco estados de ondas cerebrais principais.

1. Delta

No estado delta o cérebro está funcionando a 1 ~ 4HZ. O cérebro está no estado delta quando estamos em sono profundo e o corpo está se regenerando.

2. Theta

No estado theta o cérebro está funcionando a 4 ~ 8HZ. O estado de Theta é associado com o relaxamento e a meditação profunda, a criatividade é realçada, o stress é eliminado, o sono claro e a possibilidade de sonhos.

3. Alfa

No estado alfa o cérebro está funcionando em 8 ~ 12HZ. Alfa é o estado de consciência mental relaxada ou reflexão e é tipicamente associado com a contemplação, visualização, resolução de problemas e acesso a níveis mais profundos de criatividade.

4. Beta

No estado beta o cérebro está funcionando a 20 ~ 25HZ. Quando no estado beta o cérebro está em um estado elevado de alerta, talvez envolvido em uma atividade de aprendizagem ou fazendo uma leitura de um livro ou assistindo a um filme interessante.

 

5. Gamma

No estado gama, o cérebro funciona a 40 + Hz. No estado gama, o cérebro está em alta atividade mental, onde rajadas de insight e processamento de informação de alto nível ocorrem.

 

 

Os batimentos Binaurais produzidos em diferentes níveis de uma determinada zona do estado cerebral produzirão resultados diferentes para o ouvinte. Por exemplo, uma gravação de 5HZ Theta irá induzir um relaxamento profundo e é ideal para a meditação. Enquanto que uma gravação de 8Hz Theta permitiria relaxamento suave com a capacidade de se concentrar confortavelmente em uma tarefa. Ao aperfeiçoar em ondas de frequência menores dentro de uma determinada zona de estado cerebral, engenheiros de som são capazes de produzir gravações para disciplinas específicas de auto-desenvolvimento.

Nos últimos anos o Maestro Marcelo Fagundes vem produzindo e pesquisando sobre as músicas com Batidas Binaurais e tem uma seleção completa de música já disponíveis para a compra.

Todas as músicas tem 1 (uma) hora de duração e tem uma Batida Binaural correspondente ao tratamento específico.

marcelo@cerebralmusic.com (11) 99656-9137

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.